Foi realizado hoje no CRAS Albino Coimbra Filho localizado no Jardim Aeroporto o exame de faixa dos pequenos atletas do judô. A iniciativa é do projeto Segundo Tempo, realizado pela Prefeitura Municipal de Campo Grande, por meio da Fundação Municipal de Esporte (FUNESP). O programa tem por finalidade democratizar o acesso à prática e à cultura do esporte, para promover o desenvolvimento integral das crianças, adolescentes, e jovens, como fator de formação da cidadania e melhoria da qualidade de vida, prioritariamente em áreas de vulnerabilidade social.
A coordenadora do CRAS, Sônia Maria de Lima, afirma que o programa é indispensável, pois é por meio dele que as crianças se interessam pelo esporte e saem das ruas. “Sem esporte, cultura e lazer, não transformamos a vida de ninguém. O projeto é fundamental já que proporciona uma melhora na qualidade de vida”, disse. O programa atende 5.000 crianças e jovens de 7 a 17 anos, que no contra-turno escolar praticam diversas modalidades de esporte.
Hoje, mais de 25 atletas realizaram o exame de faixa. Para Elaine Liberato, mãe do pequeno Vinícius(9 anos), o esporte ajudou muito no comportamento e dedicação na escola. O professor Luiz Paulo Ribeiro, 23 anos, acredita que além da própria luta, o esporte evidencia valores e promove o respeito mútuo entre as crianças. "Elas trabalham em equipe, aprendem a se respeitar dentro e fora do tatame, a técnica é consequência," afirmou.
Em todo o Brasil o Programa Segundo Tempo é desenvolvido com a organização do Ministério do Esporte, e na Capital a parceria é feita com a Prefeitura de Campo Grande por meio da FUNESP. De acordo com o diretor presidente da FUNESP, professor Carlos Alberto de Assis, o objetivo do PST é educacional. “Este programa visa formar um cidadão de bem por meio da prática esportiva, ensinando através do esporte as delimitações de espaço e regras que futuramente serão como as leis que nortearão estes jovens na sociedade”, finaliza.
Para ver todas as fotos do Exame de Faixa, clique aqui!
Nenhum comentário:
Postar um comentário